Diagnosticar erros do módulo Gerencianet Boleto para WHMCS
O módulo de integração Gofas Gerencianet Boleto para WHMCS possui um sistema de diagnóstico que detalha cada etapa realizada pelo sistema ao gerar um Boleto, desde a consulta por informações do WHMCS até a emissão do Boleto. Esse recurso chama-se debug, ele foi desenvolvido com o intuito de acelerar o processo de correção de falhas e para fins de estudo, ao ativa-lo, várias informações importantes, como a resposta à cada ação do módulo e as informações que transitaram entre o seu WHMCS e a API Gerencianet, são exibidos no topo da tela das Faturas.
Se você está tendo alguma dificuldade com o módulo e não sabe como solucionar, siga os passos a seguir antes de consultar o suporte do módulo.
1) Ative o debug
Nas configurações do módulo ative a opção "Debug", desative a opção "Redirecionar para o Boleto" (se ela estiver ativa vai retornar um erro) e salve.
2) Colete as respostas do sistema
Acesse uma fatura e copie todas as informações que serão exibidas no topo da tela, antes do início do corpo da fatura. Inicia em "Resultado da consulta por informações da fatura (API interna - WHMCS).".
3) Salve as informações no Github Gist ou Pastebin
Insira as informações obtidas na etapa anterior em um editor de trechos de código como o Github Gist ou Pastebin e substitua (não remova) todas as informações sensíveis do cliente (e-mail, telefone, documentos, e demais dados do cadastro), salve o link antes de continuar.
4) Faça capturas de tela das configurações do módulo
Salve imagens da tela mostrando claramente as configurações do módulo, ocultando apenas as suas credenciais secret_id e secret_key, logo em seguida faça upload da imagem para algum serviço externo como o Snag ou Lightshot e salve o link.
5) Faça capturas de tela dos campos personalizados de cliente
No painel administrativo do WHMCS, acesse Opções > Campos Personaliz. Clientes e faça uma captura de tela mostrando os campos personalizados CPF e CNPJ. Se você não configurou um campo para CNPJ, envie apenas uma captura do campo CPF. Armazene a imagem no Snag ou Lightshot e salve o link.
6) Poste sua questão no fórum
Com os URLs de onde estão armazenadas as informações do debug em mãos, acesse o fórum do módulo e crie um tópico, com um título curto e que remete apenas à sua questão e uma descrição completa e objetiva da sua dificuldade, fornecendo os URLs de onde se encontram o debug e as capturas de tela.
Dessa forma, você conseguira respostas mais rápidas e precisas da nossa equipe e da comunidade e ainda estará ajudando outros usuários que possam encontrar as mesmas dificuldades no futuro.
Você também pode contribuir com a melhoria desse tutorial, deixando seu comentário abaixo.
Gratidão pela visita e por ler todo o post!