Estrutura do Painel de Controle WordPress

O menu padrão pode variar de acordo com os plugins ativos e configurações atuais do site.
Observe antes de mais nada que em cada página do painel de controle do WordPress há duas abas no topo à direita, uma chamada "Opções de Tela", onde há opções especiais para cada área do painel de controle, como a seleção de quais ítens exibir em cada tela e a quantidade de ítens das listas, a outra aba é a "Ajuda", onde você encontra explicações breves sobre a área do painel que você está.
Vamos conhecer agora a extrutura do painel de controle WordPress:

  1. Painel
    1. Início
      Página inicial do painel do WordPress onde são exibidos os principais avisos, uma visão geral dos posts e páginas do site, resumo de nº de visitas diversos atalhos.
      dashboard-inicio-painel-wordpress
    2. Meus sites
      Nessa página você pode ver os seus sites criados em gofas.net, definir o seu site principal e criar um novo site.
  2. Páginas
    1. Todas as páginas
      Lista de todas as páginas do site, onde é possível editar detalhes de cada página clicando em "Edição rápida", acessar a edição completa e visitar a página.
    2. Adicionar Nova
      Abre o editor onde você pode criar uma nova página, inserindo título, conteúdo (texto, imagens e vídeos) e configurando as opções disponíveis, como hierarquia e modelo (ex.: com ou sem barra lateral);
  3. Posts
    1. Todos os posts
      Lista de todos posts do blog, onde é possível editar detalhes de cada post clicando em "Edição rápida", acessar a edição completa e visitar a página.
    2. Adicionar Novo
      Abre o editor onde você pode criar um novo post, inserindo título, conteúdo (texto, imagens e vídeos) e configurando as opções disponíveis, como categorias e tags (ex.: com ou sem barra lateral);
    3. Categorias
      Exibição e edição das categorias e sua hierarquia, usadas para catalogar os posts do blog. Essas categorias poderão estar visíveis no final dos posts e nos menus do site, ao acessar o URL de uma categoria é exibido dinamicamente todos os posts marcados com essa categoria.
    4. Tags
      Exibição e edição das tags usadas para catalogar os posts do blog, diferente das categorias, as tags não possuem hierarquia. As tags poderão estar visíveis no final dos posts, nos menus do site e em "nuvens de tags", seus URLs exibem dinamicamente todos os posts que possuem a respectiva tag.
  4. Comentários
    Lista de comentários realiados em posts e páginas do site. Nessa página você pode aprovar, rejeitar, marcar como spam ou excluir os comentários do seu blog. Ao aprovar um comentário ele será visível ao público.
  5. Mídia
    1. Biblioteca
      Galeria com todas as imagens, vídeo, áudio e demais arquivos adicionados ao site via upload. Nessa página você pode editar e excluir arquivos de mídia do site.
    2. Adionar Nova
      Nessa página você pode fazer upload de arquivos apenas arrastando e soltando-os na tela, ou selecionando nas pastas do seu dispositivo.
  6. Usuários
    1. Todos os usuários
      Lista de usuários cadastrados no seu site, nessa página você pode acessar a edição do perfil de cada usuário e remover usuários do site.
    2. Adicionar novo
      Nessa página você pode adicionar um novo usuário ao seu site escolhendo o email e a função que o usuário terá no site: Administrador, Editor, Autor e Assinante (veja aqui as permissões de cada tipo de usuário).
    3. Seu perfil
      Página onde você pode editar suas informações pessoais como nome, email, senha, esquema de cores do painel, entre outras.
  7. Aparência
    1. Personalizar
      Página onde se encontram grande parte das opções de personalisação do site. Nessa página é possível configurar detalhes da identidade visual do site como favicon, logo, título, descrição, cores e muito mais.
      Ao acessar essa página será exibido um menu lateral esquerdo sobre a pré visualização da home do site, onde é possível ver em tempo real as alterações realizadas no design do site.
      Veja aqui o tutorial completo sobre a sessão Personalizar.
    2. Widgets
      Nessa página encontran-se diversos recursos adicionais para adicionar nas páginas do site via Construtor de Layouts, barras laterais (sidebar) e rodapé. Entre as opções encontram-se agenda, arquivo de posts, formulários, menus, nuvens de tags e mais.
      Veja como adicionar widgets às páginas e posts no tutorial do Construtor de Layouts.
    3. Menus
      Nessa página é possível editar a navegação do site, podendo criar e excluir menus, escolher o posicionamento e editar cada menu do site. As opções de edição permitem adicionar e remover links dos menus. Os links podem ser adicionados manualmente, inserindo o URL desejado, ou podem ser adicionados dinamicamente, ao adicionar páginas e categorias do site.
  8. Formulários
    1. Formulários
      Área com a lista dos formulários do seu site. Nessa página você pode acessar as configurações dos formulários, como campos, mensagens de confirmação, notificações por email e muito mais. Também nessa página é exibido um resumo de visualizações X conversões.
    2. Novo Formulário
      Ao clicar em "Novo Formulário" será exibido um popup sobre a lista de formulários com os campos para você preencher "Título" e "Descrição" do novo form. Após a criação do formulário você será levado a página de edição do formulário criado, onde pode adicionar, ordenar e configurar os campos do formulário.
    3. Registros
      Nessa página é possível visualizar, editar e responder todas as mensagens e entradas enviadas via formulários do site.
    4. Configurações
      Configurações gerais do Gravity Forms, como exibição de CSS do plugin, criação em HTML5, reCAPTCHA, Web API, etc.
    5. Impostar/Exportar
      Nessa página você pode Exportar Registros/mensagens recebidas, Exportar Formulários para importação em outro site ou como forma de backup dos seus formulários e Importar Formulários criados com Gravity Forms.
    6. Ajuda
      Links para tutorias (em inglês) com instruções para criar e administrar os recursos dos seus formulários Gravity Forms.
      Nota: Além de todos os recursos poderosos padrão do nosso plugins de formulários, você encontra recursos adicionais que podem ser ativados em seus formulários no menu Plugins, como por exemplo cadastro de usuários, pagamentos via PayPal e cadastro de emails dos usuários nas suas listas MailChimp.
  9. Ferramentas
    1. Disponíveis
      Ferramentas úteis como o "Publique Isso", que serve como atalho para republicar posts de outrros sites e o "Conversor de Tags em Categorias".
    2. Importar
      Importadores para importar conteúdo de outros sites WordPress e de diversas outras plataformas, como Blogger(Blogspot), Tumblr, etc.
    3. Exportar
      Ferramenta de backup que permite exportar todos os posts e páginas de seu site em um arquivo que pode ser utilizado para importar seu site em outra instalação WP, ou de outras plataformas suportadas.
    4. Domínios
      Área do painel de controle onde você pode adicionar e configurar os domínios e/ou subdomínios apontados para seu site, assim como qual deles é o principal e para qual domínio os demais deverão ser redirecionados.  
  10. Configurações
    1. Geral
      Nessa página você pode mudar o título e a descrição do site (informações visíveis nos resultados do Google),
      e-mail do administrador, fuso horário e formato de exibição de datas e hora.
    2. Escrita
      Configurações básicas de escrita de posts e peaginas do site, como por exemplo "Converter emoticons como 🙂 e 😛 em imagens" e "corrigir automaticamente XHTML aninhado de forma inválida".
    3. Leitura
      Aqui você pode configurar opções de exibição do conteúdo do site, como o que exibir na Home, número de posts por página do blog, visibilidade dos mecanismos de busca, posts relacionados e mais.
    4. Comentários
      Configurações referente a exibição dos comentários, aprovação e notificações quando um comentário é publicado e demais detalhes referente ao manejamento da interação dos usuários via comentearios em posts e páginas.
    5. Mídia
      Configurações referentes às imagens do seu site, nessa página você pode determinar as dimensões máximas em píxel utilizados quando uma imagem é adicionada à Biblioteca de Mídia.
    6. Links Permanentes
      Configurações dos URLs do site gerados dinamicamente. Nessa página você pode configurar por exemplo se deseja exibir a data e categoria nos links dos posts, ou os trechos dos URLs que precedem links para categorias, tags e autores.
    7. Redimensionar Imagens
      Configurações de redimensionamento automático das imagens adicionadas à Biblioteca de Mídia do seu site. Nessa página você pode configurar a largura e altura máxima em pixels das imagens e tamanho de compressão.
    8. Compartilhar
      Configurações dos botões de compartilhar e publicação automática de posts nas redes sociais. Nessa página você pode escolher o design dos botões de compartilhar e quais redes deseja oferecer compartilhamento (Facebook, Twitter, LInkedin...), também nessa área do painel você encontra as configurações de compartilhamento automático de posts nas redes sociais, onde você pode autorizar seu site a publicar em fanpages, perfis do Facebook e outras redes sociais.
    9. Gofas Construtor
      Configurações do construtor de páginas, layouts e templates. Nessa página você pode escolher entre os templates módulos e ícones disponíveis para edição, definir que permissões que os usuários precisam para poder editar via Construtor, esvaziar o cache de edições (importante para optimização) e mais.
  11. SEO
    1. Geral
      Página inicial das configurações de SEO do seu site (optimização para os mecanismos de busca [Google]).
      O plugin de SEO dispõe de muitos recursos, praticamente todas as páginas que iremos abordar a seguir são divididas em várias abas horizontais com sub-páginas das páginas principais, são elas:

      1. Painel
        Onde são exibidos avisos importantes, como erros que necessitam sua atenção, notificações de novos recursos disponíveis e dicas.
      2. Geral
        Oferece um  tour, recurso que guia você pelas configurações da ferramenta para aprender rapidamente como usar o plugin. Nessa aba também encontram-se as últimas alterações no plugin de SEO e a opção de restaurar as configurações "de fábrica" do plugin (útil se bagunçar as configurações e não souber desfazer).
      3. Suas Informações
        Nessa aba é possível editar as configurações "Nome do Site", "Nome alternativo" e "Empresa ou Pessoa". Estes dados são apresentados como metadados no seu site e serão usados pelo Knowledge Graph do Google.
      4. Ferramentas para Webmasters
        Fornece campos para inserir os códigos utilizados nas meta tags de verificação das ferramentas para webmasters Google Search ConsoleFerramentas de Webmaster do BingYandex Webmaster Tools. Também oferece a opção de ativar a indexação do OnPage.org.
      5. Segurança
        Opção de fornecer acesso às configurações avançadas individuais de cada post ou página, como adicionar metatags noindex e redirecionar URLs, configurações configurações que não é recomendado fornecer acesso à "não administradores" do site.
    2. Títulos & Metadados
      Nessa área, em cada aba é possível manipular os modelos dos títulos e descrição gerados dinamicamente para posts e páginas, elém de opções de indexação para diferentes tipos de posts, mídias, arquivos, etc.
    3. Social
      Na primeira aba dessa página você pode informar ao Google sobre os URLs dos perfis nas redes socias associados ao site, há metatags disponíveis para Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, MySpace, Pinterest, YouTube, Google+. Nas demais abas o plugin de SEO oferece configurações específicas do Facebook, Twitter, Pinterest e Google+.
    4. Sitemap XML
      Nessa página você encontra o URL do sitemap.xml do seu site, podendo desativar essse recurso ou configurar quais tipos de conteúdo devem ser inclusos no sitemap do site.
    5. Avançado
      Na primeira aba, "Breadcrumbs" das configurações avançadas você pode ativar e desativar a trilha de navegação do site.
      Na aba "Links Permanentes" é possível mudar e optimizar a extrututa dos URLs, removendo a palavra "/categoria/" dos URLs de arquivos de categorias, redirecionando páginas individuais de imagens para seus posts "pais", limpando "palavras de paradas" dos links, e mais.
      A aba "RSS" oferece um recurso que acrescenta automaticamente conteúdo a seu feed RSS, como links de retorno apontando para seu blog e para os posts em seu blog, de maneira que scrapers também os acrescentem automaticamente, ajudando assim os mecanismos de busca a identificarem você como a fonte original do conteúdo.
    6. Ferramentas
      As ferramentas de SEO oferecem um editor em massa que permite alterar rapidamente títulos e descrições de seus posts e páginas sem precisar editá-los um por um. Nessa página você também pode Importar as configurações de outros plugins de SEO e exportar suas configurações para reutilizá-las posteriormente em outro site.
    7. Console de Busca

  12. Jetpack
    1. Jetpack
    2. Estatística do Site
    3. Configurações
  13. Plugins
    1. Todos 
    2. Administração
    3. Automatização
    4. E-commerce
    5. Edição e Design
    6. Emails
    7. Imagem, Vídeo, Áudio
    8. Importar / Migrar
    9. Marketing
    10. Recursos Avançados
    11. Social